quarta-feira, 25 de junho de 2008

NOTÍCIAS - Construção faz disparar crédito malparado

Desemprego e subida dos preços e dos juros estão a dificultar o pagamento das prestações dos empréstimos. Num ano, o crédito malparado disparou mais de 15%, totalizando já 4,45 mil milhões de euros, entre particulares e empresas.

Os dados relativos à evolução da concessão de crédito e do montante de cobrança duvidosa mostram que não são apenas as famílias, mas também as empresas que, de mês para mês, mostram maiores dificuldades em pagar os empréstimos. Em Abril, o malparado das empresas ascendia a 1,93 mil milhões de euros e o dos particulares subia para 2,52 mil milhões de euros.

Entre Abril de 2007 e igual mês deste ano, o valor do crédito concedido a empresas que as instituições financeiras tiveram de classificar como sendo de cobrança duvidosa foi de 266 milhões de euros. Só o sector da construção foi praticamente responsável por metade deste malparado.

De acordo com o "Boletim Estatístico" do Banco de Portugal, as empresas tinham naquele mês créditos no valor total de 106,39 mil milhões de euros, dos quais 21,123 mil milhões foram contraídos pelas de construção. Em termos, globais o malparado estava contabilizado em 1,93 mil milhões de euros, sendo aquele sector responsável por quase um terço (602 milhões de euros) daquele total.

Do lado dos particulares, a situação evidencia um padrão de comportamento idêntico. Ainda que face ao montante de crédito total concedido, o malparado seja residual, o certo é que desde Dezembro de 2007 que mantém uma constante tendência de subida. Em termos homólogos, o crédito de cobrança duvidosa das famílias subiu 16,43% em Abril (ou 356 milhões de euros). O total ascende a 2,52 mil milhões.

O incumprimento foi especialmente sentido no segmento da habitação: num um ano aumentou 161 milhões de euros, totalizando já 1,37 mil milhões de euros. Numa comparação mensal (entre Março e Abril deste ano), há a registar uma subida de 1,25% (ou 17 milhões de euros). Já no crédito ao consumo, o incumprimento aumentou 57% em termos homólogos, mas registou uma ligeira melhoria (ao cair 3,05%) se a comparação for feita com o mês anterior.

A informação sobre os empréstimos concedidos até Abril último mostram que as famílias continuam a contrair empréstimos para comprar casa, mas a um ritmo que praticamente não oscilou face ao mês anterior. No total, em Abril, os portugueses deviam aos bancos 130,83 mil milhões de euros, sendo que este valor não inclui o crédito titularizado ("vendido" a outras instituições).

(IN) JN 2008

Sem comentários: